2

INTRODUZINDO SÓLIDOS EM BEBÊS C/ REFLUXO

Introduzindo sólidos para um bebê com refluxo - Quais alimentos devo tentar primeiro?

Ainda que seja maravilhoso ter uma lista de alimentos que são bem tolerados para bebês com refluxo, a realidade é que cada bb é diferente... assim como as reações deles a diferentes alimentos.

O padrão de introdução de sólidos para bbs SEM refluxo é normalmente cereal-vegetais-frutas, começando com 6 meses de idade.

Contudo, alguns médicos recomendam o uso do cereal para engrossar a fórmula ou o leite materno para o bb com refluxo ANTES dos seis meses, numa tentativa de manter o leite no estômago. Embora não haja muita evidência de que isso realmente ajude, os médicos frequentemente preferem tentar isso antes de prescrever medicações.

Alternativamente, muitos médicos vão recomendar que bbs com refluxo iniciem a alimentação sólida antes dos bbs sem refluxo.

(nota da moderação: sobre engrossantes e risco de alergia na introdução precoce de sólidos, recomendamos o seguinte tópico)

Embora o cereal de arroz seja comumente sugerido como primeiro alimento, ele não precisa necessariamente ser – alguns bbs com refluxo o toleram bem, mas para outros pode ser indigesto. O cereal de arroz também pode contribuir para excesso de gás e prisão de ventre, desconfortos adicionais que seu bb pode dispensar.
Em vez disso, com o consentimento do médico, você pode tentar vegetais e frutas primeiro, ou tentar cereal de aveia no lugar de arroz.

Ao introduzir sólidos para o bb com refluxo, muitos pais notam que algumas frutas e sucos, especialmente de laranja, maçã e banana, podem fazer a dor piorar. Tomate e suco de tomate também são comumente responsáveis por pioras.
Pera é a fruta menos ácido e pode também ser a primeira fruta a tentar.

Alimentos que causam arrotos podem agravar a dor do refluxo. Por isso, é uma boa ideia evitar: cebola, alho, brocoli, pepino, repolho, couve flor, milho. (nota da moderação: mas não deixe de tentar esses alimentos quando o bb form mais velho e observar as reações, para não restringir muito a dieta)
Outros alimentos (alguns dos quais não são recomendados para bbs), são notórios por piorarem o refluxo: Abacaxi, leite integral, alimentos com muita gordura, incluindo carne, bacon, linguiça, sopas cremosas, vegetais cremosos, refrigerantes.
É importante seguir a regra dos quatro dias na introdução de sólidos, assim você pode identificar rapidamente quais alimentos desencadeiam a piora do refluxo.
Os médicos normalmente recomendam introduzir alimentos numa consistência grossa, para ajudar a comida a “pesar”na barriga e não voltar, além de fornecer mais calorias. Mas pais de alguns bebês com aversões a comida tiveram mais sucesso com purês finos. Ao que parece, a chave é experimentar, sob a supervisão do médico, para ver o que funciona melhor para o seu bb e se certificar de que a comida é suave. Engasgar em pelotas frequentemente piora o refluxo.

Fonte : comunidade soluções pra um bebê com refluxo
Texto traduzido por Daniela moderadora
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?m=70255237&tid=5251171258461652409&na=4

2 comentários:

lujr disse...

meu bebê tem refluxo, não sei o que fazer

Vivi Corrêa disse...

Precisa de um gastropediatra pra te ajudar ..

Postar um comentário