5

LÍNGUA GEOGRAFICA

 

Nome estranho né, pois é confirmamos que oque a Malú tem tanto na língua e realmente isso ..e  não as inúmeras estomatites e sapinho que achamos que eram..

Ainda de causa desconhecida , não tem tratamento ..

Não transmite em alguns casos arde ou doe..

enfim achei um blog que conta de maneira fácil oque é a Língua Geográfica vou copiar pra ká ..

 

O que é língua geográfica?

É uma lesão que afeta a língua, com o surgimento de placas lisas avermelhadas, levemente elevadas e com bordos esbranquiçados. O aspecto é de um desenho sobre a língua que lembra um mapa geográfico, dando origem ao seu nome. Ocorre em cerca de 1 a 2% da população mundial, podendo ocorrer em qualquer idade, mas com certa predileção por crianças até 6 anos de idade. Não provoca desconforto e nem altera o paladar. Em alguns casos pode surgir ardor com alimentos condimentados ou frutas cítricas. É também chamada de glossite migratória benigna pois as placas podem desaparecer de um local da língua e reaparecer em outro. As lesões podem desaparecer por tempo variável para depois recidivar sem motivo aparente.
A língua geográfica é causada por alergia?

Ainda não se conhece a causa exata da língua geográfica. Observa-se relação com algumas condições, como por exemplo nas crianças alérgicas portadoras de asma, com situações de estresse, na psoríase. Entretanto, ainda não há um fator único estabelecido. Em 1996, dois autores chamados Strassburg et Knolle estudaram a língua geográfica e propuseram seria uma conseqüência de alteração no processo normal de descamação epitelial, ou seja, uma variante fisiológica do processo.
Como é feito o diagnóstico?

Em geral, basta observar o aspecto da língua para fazer o diagnóstico, sendo rara a necessidade de exames adicionais ou de biópsia. A glossite migratória benigna pode durar poucos dias ou permanecer por anos, ficando restrita ao dorso da língua, mas em algumas pessoas pode atingir os bordos ou a base da língua. As lesões podem ser esmaecidas e discretas, mas em algumas pessoas pode ter bordos delimitados e elevados, assustando o paciente. O especialista está apto para confirmar o diagnóstico.
Como tratar?

A língua geográfica é uma doença benigna, limitada e não costuma causar desconforto, sendo na maioria das vezes, limitada e sem gravidade, não havendo necessidade de tratamento.

 

fonte: http://blogdalergia.blogspot.com/2008/03/lngua-geogrfica-quem-responde-o.html

5 comentários:

♥ Fabíola (Bi). disse...

Eu sofro de lingua geografica desde criança Vivi. Assim, NUNCA me passaram tratamento pra elas porque realmente elas raramente incomodam - a ÚNICA vez que que as minhas incomodaram foi qndo eu fiz a gastroplastia e nos dois primeiros meses vc tem uma dieta EXTREMAMENTE REGRADA e muito rica em leite, coisa que tenho intolerancia desde bebe - dai, na primeira semana a nutricionista passou uns complementos caríssimos, uns tres que nem lembro o nome que custavam quase $200, mas enfim, eram um tipo de suplemento sabe? Com aminoacidos, vit. de todos os tipos e leite, muito leite.

RESULTADO: em uma semana em comecei a nao sentir minha lingua, qnd fui ver no espelho ela estava praticamente com uma craterinhas sabe? partes brancas, parte vermelhas... A nutri suspendeu na hora os suplementos e disse que era PRIMEIRA vez que via alguem ter reação a eles.

Sei que virou até motivo de estudo, mas enfim, eu so as tenho por alergia mesmo. Eu tb sou extremamente atopica. Uso bombinha pra asma, usei tantos corticoides na infancia e adoslescencia que adquiri NASH, uma doença no figado agravada ainda mais tb pela obesidade. Tb fiquei diabetica por causa dos benditos corticoides... Mas enfim, hj em dia eu tomo no maximo um polaramine ou celestamine em dias de faxina, como de tudo sem grandes sofrimentos, mas tem dias que as coisas tb dao errados para os atopicos. Aquilo que nunca te fez mal um dia vai e dá o pipoquete... Mas o bom de tudo isso é que MELHORA, com o tempo a cura vem, vc vai ser e sua filhota vai viver bem, comendo bem...

Aos poucos o organismo tende a aceitar melhor os alimentos, até lá as mães piram - como a minha ficava doidinha - mas a cada novo passo é como uma copa ganha e tudo vale a pena so em ver a Malu com vc nao é mesmo?

Um beijo bem grande, da Bi.ac

Vivi Corrêa disse...

Oi Bi

Obrigada , assim eu espero que com o tempo a coisa mude pra melhor e vai mudar sim , como jé tem acontecido ..

Morro de medo dos corticoides , mas quando necessarios não podemos evitar..

Quanto a Lingua , pra mim ainda e tudo muito novo , as vezes acho que ela tem dor , as vezes não .. no fim nem sei oque sempre e se sempre.. pq acho que incomoda mais a mim doque a ela mesmo .. vamos que vamos levando né.. bjos grande vivi

Anônimo disse...

Oi Vivi,

Fica tranquila que língua geográfica não causa dor não. Eu tenho desde que nasci e hoje já estou com 24 anos e praticamente esqueço que tenho a língua geográfica. As vezes tenho a sensação de que a língua fica um pouco áspera mas é só isso mesmo. É só a aparencia que causa um desconforto rsrsrs mas de resto, é algo que a gente até esquece.
Espero ter ajudado.

bjos,

Patty

Anônimo disse...

OI VIVI.TENHO UM FILHO LINDO CHAMADO ALLAN ELE TEM LINGUA GEOGRAFICA.ELE JA PASSOU POR DIVERSOS TRANSTORNOS NA ESCOLA.ALGUMAS MÃES NAO CONHECE ESSE TRANSTORNO ALIMENTAR BJS NA MALU. MANDA NOTICIAS.ANINHAKAREM@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

eu tambem tenho a tal lingua so descobri agora depois que me tornei mamae aos 30 aninhos rsrs sou a Ro

Postar um comentário