2

ALERGIA A PASTA DE DENTE

Além da alergia ao glúten que pode conter na pasta de dente, pode ocasionar tb alergia a outras composições da pasta.

Alergia ao creme dental

Essa é uma situação rara, mas pode acontecer.

Sangramento, vermelhidão, coceira ou mesmo o surgimento de aftas nas mucosas da boca podem ser conseqüência de uma reação alérgica ao creme dental. São reações bastante raras e facilmente confundidas com sintomas advindos de problemas biológicos devido a infecções ou inflamações ou ainda reações causadas por diversos produtos. Afinal, muitas coisas passam pela boca durante o dia.

Mesmo assim é importante ficar alerta. Efeitos colaterais podem ocorrer se a pessoa tiver alergia a algum flavorizante (substância que dá o sabor ao creme dental). Outro componente do creme dental que pode contribuir para a sensibilização das mucosas são os abrasivos. A maioria dos cremes dentais tem abrasivos para aumentar o poder de limpeza. Os menos abrasivos são os infantis e os mais abrasivos são os com bicarbonato de sódio ou com efeito branqueador. Alguns cremes são tão abrasivos que provocam desgastes na estrutura dental.

Recentemente, foi possível estabelecer uma ligação entre o aparecimento de aftas em algumas pessoas e o uso de pastas de dentes contendo SLS (lauril sulfato de sódio). Ele é o responsável pela formação da espuma que se observa durante a lavagem dos dentes, atuando como uma espécie de detergente. Verifica-se uma melhoria rápida das aftas quando a pessoa deixa de utilizar pastas com esse componente.

O ideal, enfim, é que se tenha em casa dois ou três tipos de pastas diferentes e se faça um revezamento com elas para aproveitar as propriedades de cada uma e evitar sensibilizações pelo uso contínuo de um só tipo de produto. Mas para os que realmente são alérgicos ao creme dental convencional, existem produtos naturais que podem ser testados. Que não tem detergentes (tensoativos), espumantes, corantes sintéticos e mentol.

Necessário lembrar que a quantidade de creme dental utilizada em cada escovação, deve ser pequena, mais ou menos do tamanho de um grão de ervilha.

Entretanto, se apesar de todos os cuidados, ainda assim observar-se a alergia, é bom lembrar que, quem vai limpar os dentes é a escova dental e não a pasta.

Dra Luciana M. P. Larsen
Clinica Geral, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia.
Av. Coronel Aristiliano Ramos, 490, sala 04. Centro
http://www.cruzeirodovale.com.br/?alergia-ao-creme-dental&ctd=7349&menu=30

http://glaucia-vivasemgluten.blogspot.com/2012/01/alergia-pasta-de-dente.html

2 comentários:

Karola disse...

flor, seu blog foi o primeiro que me ajudou...
vim aqui pegar receitas e adpatar a mim, no começo foi tratado por dois médicos diferentes como alergia alimentar, depois consegui consulta no HC em Ribeião com 6 prosissionias e desocriq ue tenho auto imune, uma espécie de alergia a mim mesmo, que desencadeia por qualquer coisa.
Só vim dar uma dica, vc já fez exames nela pra ver se o FAN que indica algo imune? Pode parecer assustador, mas pelo menos quando enfim descobri a causa depois de um ano e com tratamento ) a base de corticoides infelizmente) estou melhorando muito.
existe tb um parasita que desencadeia esse tipo de reação.
bom, se vc não fez nenhuma exame especifico pra auto imune, podia fazer
minha qualidade de vida aumentou mto depois que descobri como tratar

um beijo e gratidão pelas historias dividias e encontradas ;)

Vivi Corrêa disse...

oi Ana , que bom que te ajudei e que sua qualidade de vida melhorou tbém.. bj

Postar um comentário