0

ALIMENTOS KOSHER , SELO PARVE

Venho aqui através do meu Blog , trazer informações para as minhas grandes amigas e seguidoras ..
No momento Malú não come nada ainda além do canjão dela e o NEOCATE , mas através da comunidade do orkut em que participo descobri a existência do selo parve ou de alimentos Kosher e vim aqui dividir com vcs ..
Alimentos Kosher

Conceito usado dentro da comunidade judaica mundial como uma "garantia da qualidade de alimentos supervisionados por um rabino ou rabinato", o que os torna alimentos autorizados para consumo dentro das normas religiosas, conforme as leis judaicas.

É de conhecimento geral que com a moderna industrialização os alimentos produzidos hoje em dia são compostos de milhares de micro e macro elementos. Como exemplo, podemos citar a bolacha que, hoje, não é composta apenas de água e farinha e, sim, de vários outros produtos como conservantes, pigmentos diversos, aromatizantes, segredos industriais etc.

Por isso, faz-se necessário um órgão que esteja sempre atualizando e fiscalizando a produção de produtos para que o consumidor tenha sempre a certeza de estar adquirindo produtos que estejam de acordo com suas normas.


BDK do Brasil

Assim como em todo mundo existem vários órgãos que autorizam o consumo de alimentos 'kosher" para suas comunidades, a BDK tem como meta analisar os milhares de produtos brasileiros, que já são "kosher" por sua forma de fabricação mas ainda não são divulgados e autorizados para consumo.

A BDK é composta por um rabinato (grupo de rabinos) que tem como função principal estudar e analisar cada produto, autorizá-lo ou reprová-lo, conforme as leis judaicas.

É comprovado que "qualidade de vida" é composta de vários itens que a tornam nossa vida melhor, mais produtiva e longa. A alimentação correta é um desses importantes itens para nosso bem estar.

Muito embora os alimentos parve apresentem menos complexidades de Cashrut do que os alimentos de carne ou leite, muitos detalhes devem ser considerados.


Parve - Neutro

Os alimentos que não são nem carne nem leite são chamados parve (neutros). Isto significa que eles não contêm carne nem leite, nem em seus derivados, e que não foram cozidos ou misturados com nenhum alimento de carne ou de leite.

Ovos, peixes, frutas, hortaliças, grãos, cereais e sucos naturais, massas, refrigerantes, café, chá e muitos tipos de balas e lanches são exemplos de alimentos parve.

Um item parve torna-se de laticínio ou de carne se for preparado junto com alimento de uma dessas categorias. Por exemplo: um macarrão na manteiga é considerado laticínio, perdendo seu status parve e tendo que ser servido em utensílios de leite, neste caso.

Todo o alimento parve industrializado perde sua condição de parve se processado em equipamentos usados para laticínios, ou quando são utilizados aditivos. O rótulo nestes produtos não fornecem informações sobre o processamento de fabricação, fundamental para liberar seu consumo. Em todo e qualquer alimento industrializado é imprescindível a verificação de um rabino ortodoxo.

Com isso quem ganha são os alérgicos ..

Aqui tem uma lista com vários produtos .. mas tem que conferir sempre pra ver se a lista não desatualizou ..



Alguns produtos vendidos em supermercados já possuem a identificação BDK Parve ( sem leite e derivados na sua composição) na propria embalagem procure pelo selo, pois é um produto confiável o site BDK do Brasil disponibiliza uma lista desses produtos confiáveis e você pode fazer a busca no site por tipo de produto .
O Selo é exigido sempre que necessário. Por exemplo: na produção de leite e seus derivados, panificados e enlatados os quais necessitam a participação de um yehudi observante para garantir que os mesmos sejam Cholov. Pas e Bishul Israel, (Por exs: Atum, Sardinha, Palmito, Milho, Ervilha etc.: Os mesmos são feitos com a supervisão e presença de um masguiach e são Bishul Yisroel. Biscoitos com selo: Os mesmos também tem a supervisão e a presença de um masguiach e são Pas Yisroel) ou quando se faz imprescindível um controle especial para assegurar o kashrus de todos os ingredientes e aditivos (exs: gorduras, aromas, corantes etc.) e que foram produzidos em equipamentos livres de problemas de kashrus.
Para conscientizar o público em geral, confeccionamos recentemente selos diferenciados, que já estão sendo utilizados em alguns produtos. São eles:



KOSHER / PARVE - PASYISROEL Neutro - Panificado com a participação do mashguiach.
KOSHER CHOLOV YISROEL Lácteo - Preparado com o acompanhamento de um 1 mashguiach a partir da ordenha.
KOSHER / PARVE Neutro - Não contém leite, carne ou seus derivados. ( este é oque eu tenho que usar com a Malú )
KOSHER / PARVE - BISHUL YISROEL Neutro - Processando com a participação do mashguiach.






Nenhum comentário:

Postar um comentário